Comunicações Científicas do dia 21/03

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

Sessões do dia 21/03

 

1ª SESSÃO – Dia 21/03 (segunda-feira) – 16h30 as 18h30

Sala 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Moysés Gonçalves Siqueira Filho
16h30 – 17h10

UM EXAME DE THE THORNDIKE ARITHMETICS EM BUSCA DE ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO DOS NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS Alan Marcos Silva de Rezende (UFS/SE)
Ivanete Batista dos Santos (UFS/SE)
AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (1937): A nova metodologia da Aritmética de Thorndike Martha Raíssa Iane Santana da Silva (UNIFESP/SP)
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO PRIMÁRIO (1950-1970) Danilene Donin Berticelli (UFPR/PR)

Maria Célia Leme da Silva
17h10 – 17h50

A PROVA DOS NOVE NA OBRA “CURSO ELEMENTAR DE MATHEMATICA – ARITHMETICA (1892)” DOS IRMÃOS REIS Alana Godoy Lacava (UFSC/SC)
David Antonio da Costa (UFSC/SC)
AS TABUADAS PRESENTES NOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE (1903-1932) Andre Francisco de Almeida (PUC/PR)
Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR)
A COMPREENSÃO DO SND: um diferencial na educação matemática na década de 1960 (resumo) Elenir Terezinha Paluch Soares (SEED/PR)

Aparecida Rodrigues Silva Duarte

17h50 – 18h30

O CURSO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO COLEGIAL ORGANIZADO PELO SMSG E PUBLICADO NO BRASIL Ana Paula Nascimento Pegado Couto (UEPA/PA)
Lucas Antonio Mendes de Lima (UEPA/PA)
Miguel Chaquiam (UEPA/PA)
CONTAR A HISTÓRIA DO LICEU ALAGOANO: uma possibilidade de se entender o ensino de matemática em Alagoas Edlene Cavalcanti Santos (UFAL/AL)
Mercedes Carvalho (UFAL/AL)
JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA (resumo) José Ivanildo de Lima (UFRR/RR)

Sala 2

Iara França

16h30 – 17h10

OS LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA NOS PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO DO PARANÁ – 1903 a 1932 Antonio Flavio Claras (PUC/PR)
LIVRO DIDÁTICO: um material escolar do aluno no estudo da Aritmética? O contexto do curso primário paulista (início do séc. XX) Marcus Aldenisson de Oliveira (UNIFESP/SP)
CURRÍCULO E REFORMAS EDUCACIONAIS EM SANTA CATARINA: saberes elementares matemáticos (1900 – 1927) Yohana Taise Hoffmann (UFSC/SC)
David Antonio da Costa (UFSC/SC)

Neuza Bertoni Pinto

17h10 – 17h50

MODELOS DE ENSINO QUE CIRCULAM E LEITURAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Manual Pedagógico de Everardo Backheuser, os Relatórios Regionais de Ensino de São Paulo e a aritmética nas escolas, 1930-1940 Bruna Lima Ramos (UNIFESP/SP)
A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL DE NATAL/RN E SUA RELAÇÃO COM O PROGRAMA DO CURSO PRIMÁRIO NO FINAL DA DÉCADA DE 1960 Marcia Maria Alves de Assis (UFRN/RN)
Iran Abreu Mendes (UFRN/RN)
ESCOLA COMPLEMENTAR: As reuniões pedagógicas do curso e os registros das atas na formação do professor primário Jacqueline Policarpo (UFSC/SC)
David Antonio da Costa (UFSC/SC)

Lucia Maria Aversa Villela

17h50 – 18h30

VESTÍGIOS DE PROCESSOS AVALIATIVOS E PREPARATÓRIOS QUE OCORRIAM ANTES  DOS EXAMES FINAIS (1901-1930) Waléria Adriana Gonçalez Cecílio (PUC/PR)
ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ/MT: a matemática elementar presente no curso Simone Simionato dos Santos Laier (UFMT/MT)
AS TESES DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PROVIMENTO DAS CADEIRAS DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO PAES DE CARVALHO: o caso Ruy da Silveira Britto Maria Paula Duarte O’ de Almeida (UEPA/PA)
Mayara Gabriella Grangeiro Pereira (UEPA/PA)
Miguel Chaquiam (UEPA/PA)

2ª SESSÃO – Dia 21/03 (segunda-feira) – 19h30 as 21h30

Sala 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

 Ivanete Batista dos Santos
19h30 – 20h10

GEORG AUGUST BÜCHLER: um adepto do ensino intuitivo no Brasil (resumo) Circe Mary Silva da Silva (USP/SP)
A APRENDIZAGEM ARITMÉTICA PELAS LENTES PSICOLÓGICAS DE ALFRED BINET Nara Vilma Lima Pinheiro (UNIFESP/SP)
ARITMÉTICA OU RECHNUNG PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS Roberto João Eissler (PUC/PR)
Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR)

Maria Cristina Araújo de Oliveira
20h10 – 20h50

 

“A ESCOLA ATIVA E OS TRABALHOS MANUAIS” NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO: uma metodologia de ensino Claudia Regina Boen Frizzarini (UNIFESP/SP)
REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO EM LIVROS DE  EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1950 Janine Garcia dos Santos (UFRGS/RS)
Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS/RS)
SILÊNCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: Reflexões a Respeito de uma Publicação Gaúcha Márcia Souza da Fonseca (UFPel/RS)
Diogo Franco Rios (UFPel/RS)

Elisabete Zardo Búrigo
20h50 – 21h30

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROGRAMADO NA OBRA MATEMÁTICA MODERNA  DE ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA Cristiane Borges Angelo (UFPB/PB)
Gláuciely Eleutério Eustáquio (UFPB/PB)
Mariana de Macedo Vidal (UFPB/PB)
MANUAL PEDAGÓGICO: o ensino de Aritmética no Programa do ensino primário do Estado da Guanabara (1961) (resumo) Denise Medina de Almeida França (UERJ/RJ)
UM CENÁRIO DE DIAS PENOSOS E A ENTRADA DOS PRIMEIROS LIVROS DIDÁTICOS DA CONGREGAÇÃO MARISTA NO BRASIL Alexsandra Camara (PUC/PR)

Sala 2 

Miguel Chaquiam
19h30 – 20h10

O MEDIR NA ARITMÉTICA INTUITIVA DE OLAVO FREIRE (1911): Intuitivo? Deoclecia de Andrade Trindade (UNIFESP/SP)
TRABALHANDO COM AS MEDIDAS: orientações para o Ensino Primário pelas mãos de Irene de Albuquerque Elenice de Souza Lodron Zuin (PUC/MG)
UM EXAME DO MANUAL “LIÇÕES DE COISAS” EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO SOBRE O MÉTODO INTUITIVO PARA ENSINAR SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS Wilma Fernandes Rocha (UFS/SE)
Ivanete Batista dos Santos (UFS/SE)

David Antonio da Costa
20h10 – 20h50

UMA COMPARAÇÃO DOS LIVROS DE OLAVO FREIRE: Geometria Prática (1929) e Desenho Geométrico (1959) Desiree O Nassis Canut Pontes (UEPA/PA)
Agnes Rocha de Oliveira (UEPA/PA)
Miguel Chaquiam (UEPA/PA)
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ESCOLA PRIMÁRIA: Considerações sobre as obras de Abílio Cezar Borges e Hipérides Zanello Marcio Oliveira Desquivel (UNIFESP/SP)
A GEOMETRIA NA COLEÇÃO CURSO COMPLETO DE MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO Thiago Neves Mendonça (UFJF/MG)

Elenice de Souza Lodron Zuin
20h50 – 21h30

OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE “TREINAMENTO” DOS PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950? (resumo) Eliene Barbosa Lima (UEFS/BA)
Inês Angelica Andrade Freire (UESB/BA)
A MATEMÁTICA PRESENTE NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS – ADMISSÃO AO GINÁSIO” (1968) Mélany Dos Santos Mello (UFPel/RS)
Diogo Franco Rios (UFPel/RS)
VER, SENTIR,E DESCOBRIR A ARITMÉTICA: apropriações da professora Olinda Lôbo sobre o ensino de frações Rosalia Policarpo Fagundes de Carvalho (UNIAN/SP)
Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIAN/SP)