Comunicações Científicas do dia 21/03
COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Sessões do dia 21/03
1ª SESSÃO – Dia 21/03 (segunda-feira) – 16h30 as 18h30
2ª SESSÃO – Dia 21/03 (segunda-feira) – 19h30 as 21h30
Sala 1 |
||
Comentaristas |
Título do Trabalho |
Autores/Instituições |
Ivanete Batista dos Santos
|
GEORG AUGUST BÜCHLER: um adepto do ensino intuitivo no Brasil (resumo) | Circe Mary Silva da Silva (USP/SP) |
A APRENDIZAGEM ARITMÉTICA PELAS LENTES PSICOLÓGICAS DE ALFRED BINET | Nara Vilma Lima Pinheiro (UNIFESP/SP) | |
ARITMÉTICA OU RECHNUNG PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS | Roberto João Eissler (PUC/PR) Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR) |
|
Maria Cristina Araújo de Oliveira
|
“A ESCOLA ATIVA E OS TRABALHOS MANUAIS” NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO: uma metodologia de ensino | Claudia Regina Boen Frizzarini (UNIFESP/SP) |
REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO EM LIVROS DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1950 | Janine Garcia dos Santos (UFRGS/RS) Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS/RS) |
|
SILÊNCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: Reflexões a Respeito de uma Publicação Gaúcha | Márcia Souza da Fonseca (UFPel/RS) Diogo Franco Rios (UFPel/RS) |
|
Elisabete Zardo Búrigo
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROGRAMADO NA OBRA MATEMÁTICA MODERNA DE ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA | Cristiane Borges Angelo (UFPB/PB) Gláuciely Eleutério Eustáquio (UFPB/PB) Mariana de Macedo Vidal (UFPB/PB) |
MANUAL PEDAGÓGICO: o ensino de Aritmética no Programa do ensino primário do Estado da Guanabara (1961) (resumo) | Denise Medina de Almeida França (UERJ/RJ) | |
UM CENÁRIO DE DIAS PENOSOS E A ENTRADA DOS PRIMEIROS LIVROS DIDÁTICOS DA CONGREGAÇÃO MARISTA NO BRASIL | Alexsandra Camara (PUC/PR) | |
Sala 2 |
||
Miguel Chaquiam
|
O MEDIR NA ARITMÉTICA INTUITIVA DE OLAVO FREIRE (1911): Intuitivo? | Deoclecia de Andrade Trindade (UNIFESP/SP) |
TRABALHANDO COM AS MEDIDAS: orientações para o Ensino Primário pelas mãos de Irene de Albuquerque | Elenice de Souza Lodron Zuin (PUC/MG) | |
UM EXAME DO MANUAL “LIÇÕES DE COISAS” EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO SOBRE O MÉTODO INTUITIVO PARA ENSINAR SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS | Wilma Fernandes Rocha (UFS/SE) Ivanete Batista dos Santos (UFS/SE) |
|
David Antonio da Costa
|
UMA COMPARAÇÃO DOS LIVROS DE OLAVO FREIRE: Geometria Prática (1929) e Desenho Geométrico (1959) | Desiree O Nassis Canut Pontes (UEPA/PA) Agnes Rocha de Oliveira (UEPA/PA) Miguel Chaquiam (UEPA/PA) |
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ESCOLA PRIMÁRIA: Considerações sobre as obras de Abílio Cezar Borges e Hipérides Zanello | Marcio Oliveira Desquivel (UNIFESP/SP) | |
A GEOMETRIA NA COLEÇÃO CURSO COMPLETO DE MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO | Thiago Neves Mendonça (UFJF/MG) | |
Elenice de Souza Lodron Zuin
|
OS PROGRAMAS DE ENSINO ELEMENTAR NOS CURSOS DE “TREINAMENTO” DOS PROFESSORES LEIGOS DOS MUNICÍPIOS BAIANOS: o que dizem sobre o contexto socioeconômico, político e educacional da Bahia da década de 1950? (resumo) | Eliene Barbosa Lima (UEFS/BA) Inês Angelica Andrade Freire (UESB/BA) |
A MATEMÁTICA PRESENTE NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS – ADMISSÃO AO GINÁSIO” (1968) | Mélany Dos Santos Mello (UFPel/RS) Diogo Franco Rios (UFPel/RS) |
|
VER, SENTIR,E DESCOBRIR A ARITMÉTICA: apropriações da professora Olinda Lôbo sobre o ensino de frações | Rosalia Policarpo Fagundes de Carvalho (UNIAN/SP) Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIAN/SP) |