Comunicações Científicas do dia 23/03
COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS
Sessões do dia 23/03
1ª SESSÃO – Dia 23/03 (quarta-feira) – 16h30 as 18h30
2ª SESSÃO – Dia 23/03 (quarta-feira) – 19h30 as 21h30
Sala 1 |
||
Comentaristas |
Título do Trabalho |
Autores/Instituições |
Denise Medina de Almeida França
|
UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO “VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: GUIA DO PROFESSOR – PRELIMINAR” (resumo) | Carmyra Oliveira Batista (UCB/DF) Edilene Simões C. dos Santos (UFMS/MS) Rosália Policarpo F. de Carvalho (UNIAN/SP) Mônica Menezes de Souza (SEEDF/DF) |
INOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970): a produção de materiais pedagógicos (resumo) | Mariliza Simonete Portela (UNESPAR/PR) Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR/PR) |
|
“ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário – 1968 | Mirian Rocha dos Santos (UESB/BA) Rosemeire dos Santos Amaral (UESB/BA) Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA) |
|
Diogo Franco Rios20h10 – 20h50 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO LIVRO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: “Exercícios de Linguagem e Matemática” (1952) | Tatiana Silva Santos Soares (UESB/BA) Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA) |
O MÉTODO INTUITIVO NO MANUAL ESCOLAR E NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS: Orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética | Andréia Fernandes de Souza (UNIFESP/SP) | |
CHRÔNICAS DO EXTERIOR: Manuais Escolares de Matemática e os Saberes Geométricos | Gabriel Luís da Conceição (UNIFESP/SP) | |
Sala 2 |
||
Maria Cecília Bueno Fischer
|
IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI EM CÓMO GERTRUDIS ENSIÑA Á SUS HIJOS COMO UMA FORMA PARA COMPREENDER “USOS(S)” EM RELAÇÃO A SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS | Jefferson dos Santos Ferreira (UFS/SE) Ivanete Batista dos Santos (UFS/SE) |
ENTRE MANUAIS ESCOLARES E O PARECER DE RUI BARBOSA: como ensinar Desenho no curso primário | Marcos Denilson Guimarães (UNIFESP/SP) | |
MATRIZES PEDAGÓGICAS DE MANUAIS QUE ENSINAM A ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: aproximações e distanciamentos (resumo) |
Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR) | |
Eliene Barbosa Lima
|
O DESENHO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS ENTRE 1946 E 1961 | Maria das Graças Schinniger Assun Garcia (UFJF/MG) |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO: Bahia e França | Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA) | |
Antonio Flavio Claras
|
A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA PAULISTA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1920: permanências e deslocamentos no ideário do ensino intuitivo | Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIAN/SP) |
A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946 (resumo) | David Antonio da Costa (UFSC/SC) | |
MANUAIS PEDAGÓGICOS: considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares | Viviane Barros Maciel (UNIFESP/SP) |