Comunicações Científicas do dia 23/03

COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

Sessões do dia 23/03

 

1ª SESSÃO – Dia 23/03 (quarta-feira) – 16h30 as 18h30

Sala 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Iran Abreu Mendes
16h30 – 17h10

A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE ALAGOAS DE 1920 – 1960:  Um olhar para o trabalho com resolução de problemas Elisabete Pereira Fernandes (UFAL/AL)
Mercedes Carvalho (UFAL/AL)
O MANUAL DO ENSINO PRIMÁRIO, DE MIGUEL MILANO: que problemas? (resumo) Luciane de Fatima Bertini (UNIFESP/SP)
A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO E O MANUAL DIDÁTICO “PRÁTICAS ESCOLARES” de 1940: aspectos da apropriação do ideário da Escola Nova Rosimeire Aparecida Soares Borges (UNIVÁS/MG)
Juliana Chiarini Balbino Fernandes (UNIVÁS/MG)
Leda Marceli de Souza Lemos (UNIVÁS/MG)

Mariliza Simonete Portela
17h10 – 17h50

O ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO 1º ANO PRIMÁRIO-VICENTE PEIXOTO (1958): uma harmonização com as legislações Emanuel Silva Santos (UESB/BA)
Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA)
LIÇÕES DE MATEMÁTICA DO VOLUME BICHANOS E ZUMBI PRIMEIRO ANO DA COLEÇÃO ESTRADA ILUMINADA Janine Moscarelli Rodrigues (UFPel/RS)
Luciane Bichet Luz (UFPel/RS)
Diogo Franco Rios (UFPel/RS)
MANUAIS DIDÁTICOS NO ESTADO DO PARÁ: Aritmética, a Geometria e o Desenho – Século XIX e primeira metade do Século XX Benedito Fialho Machado (UFPA/PA)
Iran Abreu Mendes (UFRN/RN)

Luciane de Fátima Bertini
17h50 – 18h30

A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA “ESCOLA NOVA”: um repensar da matemática no ensino Fabrícia Peixoto de Souza (UESB/BA)
Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA)
O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO: o que dizem os manuais pedagógicos em
épocas de Escola Nova
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador (UNIAN/SP)
APROXIMAÇÕES DA ESCOLA NOVA COM A CONCEPÇÃO DE ARITMÉTICA DE EVERARDO BACKHEUSER Lidiane Gomes dos Santos Felisberto (PUC/PR)
Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR)

Sala 2

Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
16h30 – 17h10

CONTEÚDOS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR E MÉTODOS DESTINADOS AO CURSO MÉDIO NA DÉCADA DE 1920: Possíveis Leituras Hairley Figueira Mesquita (UFES/ES)
Moysés Gonçalves Siqueira Filho (UFES/ES)
A ÁLGEBRA ELEMENTAR DE ANTÔNIO TRAJANO: Entre teorias e concepções na década de 1930 Jéssica Otaviano das Virgens (UFES/ES)
Moysés Gonçalves Siqueira Filho (UFES/ES)
A ÁLGEBRA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO: cenas de mudanças no saber matemático a ensinar (resumo) Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP/SP)

Rosimeire Aparecida Soares Borges
17h10 – 17h50

SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM CONCURSOS SERGIPANOS (1883-1916) Heloísa Helena Silva (UFS/SE)
BUSCANDO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL: 1899 – 1916 Marcelo Ferreira Martins Salvador (UNIAN/SP)
OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 – 1930) Iara da Silva França (ISULPAR/PR)

Barbara Winiarski Diesel Novaes
17h50 – 18h30

A AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O PARECER DA COMISSÃO REVISORA DE 1929, NO DISTRITO FEDERAL Lucia Maria Aversa Villela (USS/RJ)
ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático – sua utilização em classe? Rosemeire dos Santos Amaral (UESB/BA)
Irani Parolin Santana (UNIAN/SP)
Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA)
COMISSÃO DE ESTUDO DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO DO CPOE/RS: os livros didáticos de matemática Maria Cecília Bueno Fischer (UNISSINOS/RS)
Diogo Franco Rios (UFPel/RS)

2ª SESSÃO – Dia 23/03 (quarta-feira) – 19h30 as 21h30

Sala 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

 Denise Medina de Almeida França
19h30 – 20h10

UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO “VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: GUIA DO PROFESSOR – PRELIMINAR” (resumo) Carmyra Oliveira Batista (UCB/DF)
Edilene Simões C. dos Santos (UFMS/MS)
Rosália Policarpo F. de Carvalho (UNIAN/SP)
Mônica Menezes de Souza (SEEDF/DF)
INOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970): a produção de materiais pedagógicos (resumo) Mariliza Simonete Portela (UNESPAR/PR)
Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR/PR)
“ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário – 1968 Mirian Rocha dos Santos (UESB/BA)
Rosemeire dos Santos Amaral (UESB/BA)
Claudinei de Camargo Sant’Ana (UESB/BA)

Diogo Franco Rios

20h10 – 20h50

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO LIVRO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: “Exercícios de Linguagem e Matemática” (1952) Tatiana Silva Santos Soares  (UESB/BA)
Claudinei de Camargo Sant’Ana  (UESB/BA)
O MÉTODO INTUITIVO NO MANUAL ESCOLAR E NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS: Orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética Andréia Fernandes de Souza (UNIFESP/SP)
CHRÔNICAS DO EXTERIOR: Manuais Escolares de Matemática e os Saberes Geométricos Gabriel Luís da Conceição (UNIFESP/SP)

Sala 2

 Maria Cecília Bueno Fischer
19h30 – 20h10

IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI EM CÓMO GERTRUDIS ENSIÑA Á SUS HIJOS COMO UMA FORMA PARA COMPREENDER “USOS(S)” EM RELAÇÃO A SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS Jefferson dos Santos Ferreira (UFS/SE)
Ivanete Batista dos Santos (UFS/SE)
ENTRE MANUAIS ESCOLARES E O PARECER DE RUI BARBOSA: como ensinar Desenho no curso primário Marcos Denilson Guimarães (UNIFESP/SP)
MATRIZES PEDAGÓGICAS DE MANUAIS QUE ENSINAM A
ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA: aproximações e distanciamentos (resumo)
Neuza Bertoni Pinto (PUC/PR)

 Eliene Barbosa Lima
20h10 – 20h50

O DESENHO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS ENTRE 1946 E 1961 Maria das Graças Schinniger Assun Garcia (UFJF/MG)
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO: Bahia e França Claudinei de Camargo Sant’Ana  (UESB/BA)

 Antonio Flavio Claras
20h50 – 21h30

A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA PAULISTA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1920: permanências e deslocamentos no ideário do ensino intuitivo Aparecida Rodrigues Silva Duarte (UNIAN/SP)
A ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES: o programa de Aritmética de 1946 (resumo) David Antonio da Costa (UFSC/SC)
MANUAIS PEDAGÓGICOS: considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares Viviane Barros Maciel (UNIFESP/SP)