Anais do evento
ANAIS DO EVENTO
ARTIGOS |
||
1 |
UM EXAME DE THE THORNDIKE ARITHMETICS EM BUSCA DE ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO DOS NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS Alan Marcos Silva de Rezende; Ivanete Batista dos Santos |
|
2 |
AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (1937): A nova metodologia da Aritmética de Thorndike Martha Raíssa Iane Santana da Silva |
|
3 |
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO PRIMÁRIO (1950-1970) Danilene Donin Berticelli |
|
4 |
A PROVA DOS NOVE NA OBRA “CURSO ELEMENTAR DE MATHEMATICA – ARITHMETICA (1892)” DOS IRMÃOS REIS Alana Godoy Lacava; David Antonio da Costa |
|
5 |
AS TABUADAS PRESENTES NOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE (1903-1932) Andre Francisco de Almeida; Neuza Bertoni Pinto |
|
6 |
O CURSO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO COLEGIAL ORGANIZADO PELO SMSG E PUBLICADO NO BRASIL Ana Paula Nascimento Pegado Couto; Lucas Antonio Mendes de Lima; Miguel Chaquiam |
|
7 |
CONTAR A HISTÓRIA DO LICEU ALAGOANO: uma possibilidade de se entender o ensino de matemática em Alagoas Edlene Cavalcanti Santos; Mercedes Carvalho |
|
8 |
OS LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA NOS PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO DO PARANÁ – 1903 a 1932 Antonio Flavio Claras |
|
9 |
LIVRO DIDÁTICO: um material escolar do aluno no estudo da Aritmética? O contexto do curso primário paulista (início do séc. XX) Marcus Aldenisson de Oliveira |
|
10 |
CURRÍCULO E REFORMAS EDUCACIONAIS EM SANTA CATARINA: saberes elementares matemáticos (1900 – 1927) Yohana Taise Hoffmann; David Antonio da Costa |
|
11 |
MODELOS DE ENSINO QUE CIRCULAM E LEITURAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Manual Pedagógico de Everardo Backheuser, os Relatórios Regionais de Ensino de São Paulo e a aritmética nas escolas, 1930-1940 Bruna Lima Ramos |
|
12 |
A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL DE NATAL/RN E SUA RELAÇÃO COM O PROGRAMA DO CURSO PRIMÁRIO NO FINAL DA DÉCADA DE 1960 Marcia Maria Alves de Assis; Iran Abreu Mendes |
|
13 |
ESCOLA COMPLEMENTAR: As reuniões pedagógicas do curso e os registros das atas na formação do professor primário Jacqueline Policarpo; David Antonio da Costa |
|
14 |
VESTÍGIOS DE PROCESSOS AVALIATIVOS E PREPARATÓRIOS QUE OCORRIAM ANTES DOS EXAMES FINAIS (1901-1930) Waléria Adriana Gonçalez Cecílio |
|
15 |
ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ/MT: a matemática elementar presente no curso Simone Simionato dos Santos Laier |
|
16 |
AS TESES DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PROVIMENTO DAS CADEIRAS DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO PAES DE CARVALHO: o caso Ruy da Silveira Britto Maria Paula Duarte O’ de Almeida; Mayara Gabriella Grangeiro Pereira; Miguel Chaquiam |
|
17 |
A APRENDIZAGEM ARITMÉTICA PELAS LENTES PSICOLÓGICAS DE ALFRED BINET Nara Vilma Lima Pinheiro |
|
18 |
ARITMÉTICA OU RECHNUNG PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS Roberto João Eissler; Neuza Bertoni Pinto |
|
19 |
“A ESCOLA ATIVA E OS TRABALHOS MANUAIS” NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO: uma metodologia de ensino Claudia Regina Boen Frizzarini |
|
20 |
REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO EM LIVROS DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1950 Janine Garcia dos Santos; Elisabete Zardo Búrigo |
|
21 |
SILÊNCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: Reflexões a Respeito de uma Publicação Gaúcha Márcia Souza da Fonseca; Diogo Franco Rios |
|
22 |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROGRAMADO NA OBRA MATEMÁTICA MODERNA DE ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA Cristiane Borges Angelo; Gláuciely Eleutério Eustáquio; Mariana de Macedo Vidal |
|
23 |
UM CENÁRIO DE DIAS PENOSOS E A ENTRADA DOS PRIMEIROS LIVROS DIDÁTICOS DA CONGREGAÇÃO MARISTA NO BRASIL Alexsandra Camara |
|
24 |
O MEDIR NA ARITMÉTICA INTUITIVA DE OLAVO FREIRE (1911): Intuitivo?Deoclecia de Andrade Trindade | |
25 |
TRABALHANDO COM AS MEDIDAS: orientações para o Ensino Primário pelas mãos de Irene de Albuquerque Elenice de Souza Lodron Zuin |
|
26 |
UM EXAME DO MANUAL “LIÇÕES DE COISAS” EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO SOBRE O MÉTODO INTUITIVO PARA ENSINAR SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICO Wilma Fernandes Rocha; Ivanete Batista dos Santos |
|
27 |
UMA COMPARAÇÃO DOS LIVROS DE OLAVO FREIRE: Geometria Prática (1929) e Desenho Geométrico (1959) Desiree O Nassis Canut Pontes; Agnes Rocha de Oliveira; Miguel Chaquiam |
|
28 |
O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ESCOLA PRIMÁRIA: Considerações sobre as obras de Abílio Cezar Borges e Hipérides Zanello Marcio Oliveira Desquivel |
|
29 |
A GEOMETRIA NA COLEÇÃO CURSO COMPLETO DE MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO Thiago Neves Mendonça |
|
30 |
A MATEMÁTICA PRESENTE NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS – ADMISSÃO AO GINÁSIO” (1968) Mélany Dos Santos Mello; Diogo Franco Rios |
|
31 |
VER, SENTIR,E DESCOBRIR A ARITMÉTICA: apropriações da professora Olinda Lôbo sobre o ensino de fraçõe Rosalia Policarpo Fagundes de Carvalho; Aparecida Rodrigues Silva Duarte |
|
32 |
A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE ALAGOAS DE 1920 – 1960: Um olhar para o trabalho com resolução de problemas Elisabete Pereira Fernandes; Mercedes Carvalho |
|
33 |
A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO E O MANUAL DIDÁTICO “PRÁTICAS ESCOLARES” de 1940: aspectos da apropriação do ideário da Escola Nova Rosimeire Aparecida Soares Borges; Juliana Chiarini Balbino Fernandes; Leda Marceli de Souza Lemos |
|
34 |
O ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO 1º ANO PRIMÁRIO-VICENTE PEIXOTO (1958): uma harmonização com as legislações Emanuel Silva Santos; Claudinei de Camargo Sant’Ana |
|
35 |
LIÇÕES DE MATEMÁTICA DO VOLUME BICHANOS E ZUMBI PRIMEIRO ANO DA COLEÇÃO ESTRADA ILUMINADA Janine Moscarelli Rodrigues; Luciane Bichet Luz; Diogo Franco Rios |
|
36 |
MANUAIS DIDÁTICOS NO ESTADO DO PARÁ: Aritmética, a Geometria e o Desenho – Século XIX e primeira metade do Século XX Benedito Fialho Machado; Iran Abreu Mendes |
|
37 |
A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA “ESCOLA NOVA”: um repensar da matemática no ensino Fabrícia Peixoto de Souza; Claudinei de Camargo Sant’Ana |
|
38 |
O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: o que dizem os manuais pedagógicos em épocas de Escola Nova Heloisa Hernandez de Fontes Salvador |
|
39 |
APROXIMAÇÕES DA ESCOLA NOVA COM A CONCEPÇÃO DE ARITMÉTICA DE EVERARDO BACKHEUSER Lidiane Gomes dos Santos Felisberto; Neuza Bertoni Pinto |
|
40 |
CONTEÚDOS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR E MÉTODOS DESTINADOS AO CURSO MÉDIO NA DÉCADA DE 1920: Possíveis Leituras Hairley Figueira Mesquita; Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
|
41 |
A ÁLGEBRA ELEMENTAR DE ANTÔNIO TRAJANO: Entre teorias e concepções na década de 1930 Jéssica Otaviano das Virgens; Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
|
42 |
SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM CONCURSOS SERGIPANOS (1883-1916) Heloísa Helena Silva |
|
43 |
BUSCANDO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL: 1899 – 1916 Marcelo Ferreira Martins Salvador |
|
44 |
OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 – 1930) Iara da Silva França |
|
45 |
A AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O PARECER DA COMISSÃO REVISORA DE 1929, NO DISTRITO FEDERAL Lucia Maria Aversa Villela |
|
46 |
ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático – sua utilização em classe? Rosemeire dos Santos Amaral; Irani Parolin Santana; Claudinei de Camargo Sant’Ana |
|
47 |
COMISSÃO DE ESTUDO DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO DO CPOE/RS: os livros didáticos de matemática Maria Cecília Bueno Fischer; Diogo Franco Rios |
|
48 |
“ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário – 1968 Mirian Rocha dos Santos; Rosemeire dos Santos Amaral; Claudinei de Camargo Sant’Ana |
|
49 |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO LIVRO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: “Exercícios de Linguagem e Matemática” (1952)Tatiana Silva Santos Soares; Claudinei de Camargo Sant’Ana | |
50 |
O MÉTODO INTUITIVO NO MANUAL ESCOLAR E NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS: Orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética Andréia Fernandes de Souza |
|
51 |
CHRÔNICAS DO EXTERIOR: Manuais Escolares de Matemática e os Saberes Geométricos Gabriel Luís da Conceição |
|
52 |
IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI EM CÓMO GERTRUDIS ENSIÑA Á SUS HIJOS COMO UMA FORMA PARA COMPREENDER “USOS(S)” EM RELAÇÃO A SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS Jefferson dos Santos Ferreira; Ivanete Batista dos Santos |
|
53 |
ENTRE MANUAIS ESCOLARES E O PARECER DE RUI BARBOSA: como ensinar Desenho no curso primário Marcos Denilson Guimarães |
|
54 |
O DESENHO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS ENTRE 1946 E 1961 Maria das Graças Schinniger Assun Garcia |
|
55 |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO: Bahia e França Claudinei de Camargo Sant’Ana |
|
56 |
A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA PAULISTA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1920: permanências e deslocamentos no ideário do ensino intuitivo Aparecida Rodrigues Silva Duarte |
|
57 |
MANUAIS PEDAGÓGICOS: considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares Viviane Barros Maciel |