Anais do evento

ANAIS DO EVENTO

Arquivo único

ARTIGOS

1

UM EXAME DE THE THORNDIKE ARITHMETICS EM BUSCA DE ELEMENTOS PARA UMA COMPREENSÃO DOS NOVOS MÉTODOS PARA O ENSINO DOS SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS
Alan Marcos Silva de Rezende; Ivanete Batista dos Santos
PDF

2

AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE CÁLCULO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (1937): A nova metodologia da Aritmética de Thorndike
Martha Raíssa Iane Santana da Silva
PDF

3

CÁLCULO MENTAL NO ENSINO PRIMÁRIO (1950-1970)
Danilene Donin Berticelli
PDF

4

A PROVA DOS NOVE NA OBRA “CURSO ELEMENTAR DE MATHEMATICA – ARITHMETICA (1892)” DOS IRMÃOS REIS
Alana Godoy Lacava; David Antonio da Costa
PDF

5

AS TABUADAS PRESENTES NOS MANUAIS PEDAGÓGICOS DO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE (1903-1932)
Andre Francisco de Almeida; Neuza Bertoni Pinto
PDF

6

O CURSO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO COLEGIAL ORGANIZADO PELO SMSG E PUBLICADO NO BRASIL
Ana Paula Nascimento Pegado Couto; Lucas Antonio Mendes de Lima; Miguel Chaquiam
PDF

7

CONTAR A HISTÓRIA DO LICEU ALAGOANO: uma possibilidade de se entender o ensino de matemática em Alagoas
Edlene Cavalcanti Santos; Mercedes Carvalho
PDF

8

OS LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA NOS PROGRAMAS DO ENSINO PRIMÁRIO DO PARANÁ – 1903 a 1932
Antonio Flavio Claras
PDF

9

LIVRO DIDÁTICO: um material escolar do aluno no estudo da Aritmética? O contexto do curso primário paulista (início do séc. XX)
Marcus Aldenisson de Oliveira 
PDF

10

CURRÍCULO E REFORMAS EDUCACIONAIS EM SANTA CATARINA: saberes elementares matemáticos (1900 – 1927)
Yohana Taise Hoffmann; David Antonio da Costa
PDF

11

MODELOS DE ENSINO QUE CIRCULAM E LEITURAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Manual Pedagógico de Everardo Backheuser, os Relatórios Regionais de Ensino de São Paulo e a aritmética nas escolas, 1930-1940
Bruna Lima Ramos
PDF

12

A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO CURSO NORMAL DE NATAL/RN E SUA RELAÇÃO COM O PROGRAMA DO CURSO PRIMÁRIO NO FINAL DA DÉCADA DE 1960
Marcia Maria Alves de Assis; Iran Abreu Mendes
PDF

13

ESCOLA COMPLEMENTAR: As reuniões pedagógicas do curso e os registros das atas na formação do professor primário
Jacqueline Policarpo; David Antonio da Costa
PDF

14

VESTÍGIOS DE PROCESSOS AVALIATIVOS E PREPARATÓRIOS QUE OCORRIAM ANTES  DOS EXAMES FINAIS (1901-1930)
Waléria Adriana Gonçalez Cecílio
PDF

15

ESCOLA NORMAL DE CUIABÁ/MT: a matemática elementar presente no curso
Simone Simionato dos Santos Laier
PDF

16

AS TESES DOS CONCURSOS PÚBLICOS PARA PROVIMENTO DAS CADEIRAS DE MATEMÁTICA DO COLÉGIO PAES DE CARVALHO: o caso Ruy da Silveira Britto
Maria Paula Duarte O’ de Almeida; Mayara Gabriella Grangeiro Pereira; Miguel Chaquiam
PDF

17

A APRENDIZAGEM ARITMÉTICA PELAS LENTES PSICOLÓGICAS DE ALFRED BINET
Nara Vilma Lima Pinheiro
PDF

18

ARITMÉTICA OU RECHNUNG PARA OS ALUNOS DAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS
Roberto João Eissler; Neuza Bertoni Pinto 
PDF

19

“A ESCOLA ATIVA E OS TRABALHOS MANUAIS” NO CURSO PRIMÁRIO BRASILEIRO: uma metodologia de ensino
Claudia Regina Boen Frizzarini 
PDF

20

REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO EM LIVROS DE  EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO SUL NOS ANOS 1950
Janine Garcia dos Santos; Elisabete Zardo Búrigo
PDF

21

SILÊNCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: Reflexões a Respeito de uma Publicação Gaúcha
Márcia Souza da Fonseca; Diogo Franco Rios
PDF

22

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO PROGRAMADO NA OBRA MATEMÁTICA MODERNA  DE ANTÔNIO MARMO DE OLIVEIRA
Cristiane Borges Angelo; Gláuciely Eleutério Eustáquio; Mariana de Macedo Vidal
PDF

23

UM CENÁRIO DE DIAS PENOSOS E A ENTRADA DOS PRIMEIROS LIVROS DIDÁTICOS DA CONGREGAÇÃO MARISTA NO BRASIL
Alexsandra Camara
PDF

24

O MEDIR NA ARITMÉTICA INTUITIVA DE OLAVO FREIRE (1911): Intuitivo?Deoclecia de Andrade Trindade  PDF

25

TRABALHANDO COM AS MEDIDAS: orientações para o Ensino Primário pelas mãos de Irene de Albuquerque
Elenice de Souza Lodron Zuin 
PDF

26

UM EXAME DO MANUAL “LIÇÕES DE COISAS” EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO SOBRE O MÉTODO INTUITIVO PARA ENSINAR SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICO
Wilma Fernandes Rocha; Ivanete Batista dos Santos
PDF

27

UMA COMPARAÇÃO DOS LIVROS DE OLAVO FREIRE: Geometria Prática (1929) e Desenho Geométrico (1959)
Desiree O Nassis Canut Pontes; Agnes Rocha de Oliveira; Miguel Chaquiam
PDF

28

O ENSINO DE GEOMETRIA PARA ESCOLA PRIMÁRIA: Considerações sobre as obras de Abílio Cezar Borges e Hipérides Zanello
Marcio Oliveira Desquivel 
PDF

29

A GEOMETRIA NA COLEÇÃO CURSO COMPLETO DE MATEMÁTICA MODERNA PARA O ENSINO PRIMÁRIO
Thiago Neves Mendonça
PDF

30

A MATEMÁTICA PRESENTE NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS – ADMISSÃO AO GINÁSIO” (1968)
Mélany Dos Santos Mello; Diogo Franco Rios
PDF

31

VER, SENTIR,E DESCOBRIR A ARITMÉTICA: apropriações da professora Olinda Lôbo sobre o ensino de fraçõe
Rosalia Policarpo Fagundes de Carvalho; Aparecida Rodrigues Silva Duarte
PDF

32

A MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE ALAGOAS DE 1920 – 1960:  Um olhar para o trabalho com resolução de problemas
Elisabete Pereira Fernandes; Mercedes Carvalho
PDF

33

A ARITMÉTICA DO CURSO PRIMÁRIO E O MANUAL DIDÁTICO “PRÁTICAS ESCOLARES” de 1940: aspectos da apropriação do ideário da Escola Nova
Rosimeire Aparecida Soares Borges; Juliana Chiarini Balbino Fernandes; Leda Marceli de Souza Lemos
PDF

34

O ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO 1º ANO PRIMÁRIO-VICENTE PEIXOTO (1958): uma harmonização com as legislações
Emanuel Silva Santos; Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF

35

LIÇÕES DE MATEMÁTICA DO VOLUME BICHANOS E ZUMBI PRIMEIRO ANO DA COLEÇÃO ESTRADA ILUMINADA
Janine Moscarelli Rodrigues; Luciane Bichet Luz; Diogo Franco Rios
PDF

36

MANUAIS DIDÁTICOS NO ESTADO DO PARÁ: Aritmética, a Geometria e o Desenho – Século XIX e primeira metade do Século XX
Benedito Fialho Machado; Iran Abreu Mendes
PDF

37

A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA “ESCOLA NOVA”: um repensar da matemática no ensino
Fabrícia Peixoto de Souza; Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF

38

O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO: o que dizem os manuais pedagógicos em épocas de Escola Nova
Heloisa Hernandez de Fontes Salvador
PDF

39

APROXIMAÇÕES DA ESCOLA NOVA COM A CONCEPÇÃO DE ARITMÉTICA DE EVERARDO BACKHEUSER
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto; Neuza Bertoni Pinto
PDF

40

CONTEÚDOS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR E MÉTODOS DESTINADOS AO CURSO MÉDIO NA DÉCADA DE 1920: Possíveis Leituras
Hairley Figueira Mesquita; Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF

41

A ÁLGEBRA ELEMENTAR DE ANTÔNIO TRAJANO: Entre teorias e concepções na década de 1930
Jéssica Otaviano das Virgens; Moysés Gonçalves Siqueira Filho
PDF

42

SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS DO ENSINO PRIMÁRIO EM CONCURSOS SERGIPANOS (1883-1916)
Heloísa Helena Silva
PDF

43

BUSCANDO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL: 1899 – 1916
Marcelo Ferreira Martins Salvador
PDF

44

OS SABERES PARA ENSINAR NOS MANUAIS ESCOLARES PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1901 – 1930)
Iara da Silva França
PDF

45

A AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E O PARECER DA COMISSÃO REVISORA DE 1929, NO DISTRITO FEDERAL
Lucia Maria Aversa Villela
PDF

46

ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático – sua utilização em classe?
Rosemeire dos Santos Amaral; Irani Parolin Santana; Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF

47

COMISSÃO DE ESTUDO DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO DO CPOE/RS: os livros didáticos de matemática
Maria Cecília Bueno Fischer; Diogo Franco Rios
PDF

48

“ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário – 1968
Mirian Rocha dos Santos; Rosemeire dos Santos Amaral; Claudinei de Camargo Sant’Ana 
PDF

49

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO LIVRO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS: “Exercícios de Linguagem e Matemática” (1952)Tatiana Silva Santos Soares; Claudinei de Camargo Sant’Ana  PDF

50

O MÉTODO INTUITIVO NO MANUAL ESCOLAR E NAS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS: Orientações para utilização de problemas nas aulas de aritmética
Andréia Fernandes de Souza
PDF

51

CHRÔNICAS DO EXTERIOR: Manuais Escolares de Matemática e os Saberes Geométricos
Gabriel Luís da Conceição
PDF

52

IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI EM CÓMO GERTRUDIS ENSIÑA Á SUS HIJOS COMO UMA FORMA PARA COMPREENDER “USOS(S)” EM RELAÇÃO A SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS
Jefferson dos Santos Ferreira; Ivanete Batista dos Santos
PDF

53

ENTRE MANUAIS ESCOLARES E O PARECER DE RUI BARBOSA: como ensinar Desenho no curso primário
Marcos Denilson Guimarães
PDF

54

O DESENHO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS ENTRE 1946 E 1961
Maria das Graças Schinniger Assun Garcia
PDF

55

O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMÁRIO: Bahia e França
Claudinei de Camargo Sant’Ana
PDF

56

A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA PAULISTA NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1920: permanências e deslocamentos no ideário do ensino intuitivo
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
PDF

57

MANUAIS PEDAGÓGICOS: considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares
Viviane Barros Maciel 
PDF